domingo, 20 de dezembro de 2009

Como funcionam os festivais de Cinema

Cópia (2) de img_o_negativoFestivais de Cinema são eventos organizados por universidades, organizações privadas, governos locais, associações de arte e/ou sociedades de cinema. Eles propiciam uma oportunidade para cineastas desconhecidos mostrarem seus filmes para uma platéia de verdade e serem analisados por críticos profissionais. Os cineastas cujos filmes são aceitos em um festival têm também a valiosa atenção da imprensa e a perspectiva da atenção de agentes e compradores, sem mencionar o prêmio em dinheiro, no caso de vencerem.

Alguns festivais são amplos em escopo, eles recebem uma extensa variedade de assuntos e metragem de filmes. Mas outros festivais são bem mais especializados: aceitam apenas comédias, filmes judaicos ou  filmes feitos por diretoras, por exemplo. Alguns festivais são específicos para um determinado gênero de filme, tais como documentários ou uma determinada metragem, como curtas.

O que diferencia um festival de cinema, digamos, dos Prêmios da Academia (em inglês), é a política de submissão aberta. A maioria dos festivais aceita submissões de qualquer cineasta, independentemente de sua experiência ou orçamento passados. Alguns festivais convidam, até mesmo estudantes, para participar e pode haver uma categoria de prêmio especial para seus filmes.

Após o festival

Alguns filmes não conhecidos anteriormente, estréiam em festivais e se transformam em grandes sucessos comerciais. Um deles foi o filme de Steven Soderbergh "Sexo, Mentiras e Videotape", que estreou no Festival de Cinema de Sundance, em 1989 e ganhou o Prêmio do Público. Ele concorreu depois no Festival de Cinema de Cannes, de onde Soderbergh saiu com a desejada Palma de Ouro. O filme chamou a atenção da Miramax Studios, que lançou "Sexo, Mentiras e Videotape", em agosto de 1989. No final, o filme, que foi feito com um orçamento de apenas 1 milhão de dólares, acumulou cerca de 25 milhões de dólares, somente nos Estados Unidos.

À medida que a tecnologia avança, os festivais de cinema vão ficando mais evoluídos. Muitos cineastas estão começando a produzir e editar seus filmes em computadores, e não mais em celulóide. E muitos fãs de cinema estão procurando na internet os últimos lançamentos independentes. Seguindo essa tendência, alguns festivais têm expandido o cenário online. Toronto e Sundance são apenas dois dos festivais de cinema que possuem uma ramificação online. Apesar de terem menos orçamento do que seus primos do mundo real, os festivais de cinema online podem alcançar um público muito maior. Em 2003, o site do Festival de Cinema Online de Sundance recebeu mais de 600 mil visitantes.

Aqui vão alguns links interessantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário