domingo, 20 de dezembro de 2009

Tornando-se um editor de filmes

Cópia (2) de img_o_negativoSe você deseja ser um editor, provavelmente terá que se acalmar e começar a estudar para aprender sobre a indústria e a tecnologia utilizada na edição de filmes. Além disso, deverá ganhar experiência trabalhando na indústria do cinema (em inglês). E se o seu desejo é tornar-se um editor renomado, você precisará iniciar sua carreira com filmes mais modestos e trabalhar para crescer.

edição
Antigamente o processo de edição - cortar e colar pedaços de filmes - era lento e cansativo. Hoje, o trabalho é feito pelo computador.

Editores precisam conhecer a arte, o negócio e a tecnologia por trás dos filmes. Uma forma de conseguir o conhecimento necessário é frequentar uma faculdade, de dois ou quatro anos, direcionada à industria cinematográfica. Lá você encontrará aulas sobre outros assuntos relacionados a indústria, como direção, cinematografia (em inglês) e produção, assim como edição de filmes.

As escolas também oferecem a chance de trabalhar com projetos escolares e auxílio na busca de um emprego com programas de estágio e encaminhamento. E muitas delas têm aulas de sistemas de edição, como Avid e Final Cut Pro, além de equipamentos que você pode usar para tornar-se mais experiente.

Por muitos anos, edição de filmes significava cortar e colar os pedaços novamente para passá-los pela Moviola, uma máquina que tinha um visor e suportava vários rolos de filmes. O processo de rever, cortar e remontar quilômetros de filmes era cansativo e tomava muito tempo.

Agora o processo passou a ser digital, utilizando computadores e sistemas digitais. A Moviola Co. até oferece cursos sobre como utilizar esses sistemas. Mover, trocar e adicionar seções de filmagens é mais fácil quando feito eletronicamente, assim como adicionar ou alterar animações ou efeitos especiais em frames individuais.

Ser capaz de usar esta tecnologia é uma característica importante para um editor. E mais importante do que isso é ser capaz de acompanhar as mudanças. Isto significa continuar estudando e fazer a transição para as novas tecnologias no decorrer da sua carreira. Até mesmo assistentes de edição precisam de fortes habilidades em informática.

Com sua educação como base, o próximo passo é pagar suas contas. Isso pode significar trabalhar como assistente na indústria cinematográfica durante o seu curso ou pode ter um sentido literal - pagar as contas do sindicato. Os editores de filmes de Hollywood geralmente são membros do Motion Picture Editors Guild (Associação dos Editores de Filmes Cinematográficos).

A Associação pode ser o lugar certo para encontrar o aprendizado necessário para iniciar sua escalada profissional. Ela também oferece informações sobre carreiras em edição de filmes, uma revista, informações sobre salários e recomendações.

Outra organização, a American Cinema Editors (em inglês), é uma sociedade honorária para editores de filmes cujos membros podem adicionar "A.C.E." após seus nomes nos créditos dos filmes. Apesar de levar anos antes de você tornar-se um membro, ela pode ajudá-lo através de seminários e a competição estudantil que faz parte do Eddie Awards, evento que ocorre todos os anos.

Para começar, você precisará montar um currículo em vídeo de seu trabalho. Também é necessário ter contatos, você já o fez para conseguir o primeiro emprego, que inclusive pode não ter nada a ver com edição. Você pode conseguir uma vaga como assistente de produção, de edição de animações ou assistente de direção.

A partir daí - com contatos, conhecimentos e sorte - você pode deslanchar sua carreira de assistente de edição para editor associado e finalmente editor de filmes. Muitos editores formam uma equipe de assistentes para levar consigo de filme para filme. Além disso, diretores gostam de trabalhar sempre com os mesmos editores. Então construir relações terá definitivamente um impacto positivo na sua carreira [fonte: The Princeton Review (em inglês)].

Para obter mais informações sobre editores de filmes e assuntos relacionados, confira os links na próxima página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário