domingo, 20 de dezembro de 2009

Habilidades de um editor de filmes

Cópia (2) de img_o_negativoSe você não gosta de trabalhar por horas seguidas, realizar tarefas apressadas ou trabalhar sozinho, então ser um editor de filmes não é para você. Ao mesmo tempo, se não consegue trabalhar bem com outras pessoas, está procurando por reconhecimento artístico pessoal ou não está disposto a acompanhar o desenvolvimento tecnológico, você estará mais feliz em outro emprego que não seja o de editor de filmes.

Mas, se gosta de trabalhos detalhados e fazer parte de uma grande produção da indústria cinematográfica, edição de filmes pode ser a carreira certa para você. Se está interessado em tornar-se um renomado editor de filmes, aqui estão algumas habilidades necessárias:

  • conhecimento sobre a indústria cinematográfica e produção de filmes;
  • conhecimento sobre equipamentos de edição e capacidade de manter-se atualizado com as mudanças nessas tecnologias;
  • um bom olhar fotográfico para ângulos de câmeras e efeitos especiais, assim como conhecimento em efeitos sonoros;
  • capacidade de trabalhar sozinho em tarefas detalhadas e algumas vezes tediosas;
  • habilidade em resolver problemas para fazer com que as sequências funcionem ou saber trabalhar com o material disponível;
  • ótimo relacionamento interpessoal para trabalhar bem com os diretores, cineastas (em inglês), editores de som, editores de efeitos especiais e produtores musicais (em inglês);
  • flexibilidade para lidar com atrasos da produção, problemas inesperados e diferentes tipos de personalidades;
  • capacidade de manter a calma e a confiança mesmo sob situações de estresse ou crise;
  • força de vontade para trabalhar por horas seguidas com prazos curtos;
  • compromisso com um trabalho de qualidade e para continuar sempre melhorando suas habilidades e conhecimento;
  • um código de ética pessoal e compromisso de seguir a visão do diretor, sem alterar o material para uma realização artística pessoal.[fontes: State of California Occupational Guide e Learner (em inglês)]

       

    Até mesmo renomados editores veem suas habilidades serem desafiadas com a demanda de filmes com efeitos visuais complexos, como no caso da trilogia Matrix. Zach Staenberg, editor desses longas, recebeu um Oscar por "Matrix" (1999) e editou todos os três filmes em apenas quatro anos, com "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions", ambos lançados em 2003.

    Ele se viu separando cenas filmadas ao mesmo tempo e nas mesmas locações para dois filmes diferentes ("Reloaded" e "Revolutions") - e editando os dois longas simultaneamente. Para que isso funcionasse, ele trabalhou com uma equipe de sete pessoas, muitas delas focadas principalmente nos efeitos especiais.

    Staenberg também precisou trabalhar com 440 cenas de efeitos visuais em "Matrix", 1.100 em "Reloaded" e 750 em "Revolutions". E em entrevista dada para o Editors Guild, ele afirmou que cada vez que os editores recebiam uma cena com efeitos visuais era necessário fazer mudanças no filme, desde o ajuste de alguns frames até refazer uma sequência inteira. Adaptar-se a este fluxo de trabalho em constante mudança foi o maior desafio ao editar a trilogia, completou [fonte: Editors Guild (em inglês)].

    Você acha que tem as características e o interesse para ser um editor de filmes? Continue lendo para saber que tipo de treinamento e experiência você precisará.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário