domingo, 20 de dezembro de 2009

Traveling Mattes (Montagens por composição)

Cópia (2) de img_o_negativoAgora, digamos que você é o diretor e quer filmar uma cena onde a atriz está pendurada em uma corda sobre um desfiladeiro, gritando para o herói vir salvá-la. Como diretor, você tem várias opções:

  • se a atriz concordar, você pode fazê-la se pendurar na corda de verdade. A maioria dos atores e atrizes é importante demais para se arriscar desta maneira;
  • pode usar um dublê no lugar da atriz e filmar a cena de longe, para que as pessoas não percebam. Fazendo isso, o efeito emocional do close no rosto da atriz, enquanto ela grita por ajuda, vai ser perdido;
  • pode usar uma imagem na tela azul para parecer que a atriz está pendurada na corda, ou pode usar a tela azul para os closes e o dublê para as cenas filmadas de longe, para aproveitar o melhor dos dois.

A técnica da tela azul faz com que você possa juntar duas ou mais partes de um filme em uma só, que pareça bem real.

Para usar a técnica da tela azul, primeiro filme o desfiladeiro. Esta cena é chamada de imagem de fundo. Depois, filme a atriz pendurada na corda a 70 cm do chão, em um estúdio. Atrás da atriz, no estúdio, coloque um fundo azul claro, a tela de fundo (daí o nome "tela azul"). Você vai ficar com duas partes do filme:


Cena da atriz pendurada em uma corda no estúdio,
gravada em frente da tela azul


Cena do desfiladeiro, conhecida como "imagem"

Na área de efeitos especiais, você pode facilmente usar filtros para fazer duas máscaras com a cena da atriz. Uma mostra a silhueta da atriz em preto e a outra é o contrário, assim:


A máscara da silhueta da atriz


A máscara contrária

Estas máscaras são fáceis de criar porque a cor azul clara fica preta, quando passa por um filtro vermelho. Usando alto contraste preto e branco para fazer as máscaras, você pode criar as silhuetas. Agora você tem 4 partes do filme: os dois originais e as duas máscaras. A cena final é criada com a junção destas partes em layers (camadas). Primeiro, junte o fundo com a silhueta da atriz:

Depois, volte o filme e passe de novo, para colocar a atriz sobre o "buraco" que a máscara deixou. Agora ela está deste jeito:

E a cena final fica assim:

Isso é chamado de traveling matte (montagem por composição) porque a máscara é diferente em cada quadro do filme. Em uma máscara estática, você simplesmente coloca um papel cartão preto sobre a lente e usa a mesma máscara na cena inteira. Em uma cena com traveling matte, é preciso criar uma máscara que tenha exatamente o mesmo formato da atriz. Como a atriz se move, é necessário criar uma nova máscara para cada um dos quadros. A tela azul atrás da atriz facilita a criação das máscaras automaticamente, usando técnicas ópticas ou digitais.

A técnica da tela azul também é muito usada em filmes de ficção científica, como "Star Wars" ("Guerra nas Estrelas") e "Star Trek" ("Jornada nas Estrelas"), para fazer com que os modelos de naves espaciais pareçam reais. Os modelos são filmados separadamente em fundo azul, e depois são combinados em vários camadas para fazer o filme final. Foram feitas cenas muito complexas com centenas de camadas.

Para que uma cena com tela azul pareça real, muitas coisas são importantes:

  • a atriz (ou modelo, no caso das naves espaciais) deve ter o nível certo de difusão para combinar com o fundo;

    Você provavelmente já deve ter visto técnicas ruins de tela azul, em programas de TV em que o ator está bem nítido e a imagem de fundo está difusa. Percebe-se imediatamente que é falsa, por causa da combinação diferente.

  • a cor da tela azul não pode refletir no ator ou modelo. Se isto acontecer, irá aparecer uma "margem" azul ao redor do ator, o que não é bom;
  • O ator não pode usar nada azul, pois o que for azul irá aparecer como um buraco na cena!

Com computadores, cenas com telas azuis são ainda mais simples porque eles podem criar as máscaras e juntar as cenas automaticamente. Muitos dos links na próxima página descrevem diferentes técnicas digitais.

Da próxima vez que for ao cinema, você vai entender como algumas dessas cenas impossíveis são filmadas, mas ainda vai ficar espantado ao ver como elas parecem reais.

Para mais informações sobre telas azuis e outras técnicas de efeitos especiais, veja os links na próxima página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário