domingo, 20 de dezembro de 2009

Descrição do trabalho de um editor de filmes

Cópia (2) de img_o_negativoUm editor de filmes é como um mecânico que remove as peças desnecessárias e encaixa fragmentos de filmagem para fazer um filme completo. Ele é um colaborador que trabalha junto aos cineastas (em inglês) e editores de som para unir imagem e som. E é também um artista que capta a visão do diretor e monta uma história atraente.

editor de filmesDennis Sabo
Um editor de filmes assiste a horas de filmagem para montar um filme.

A profissão requer horas de buscas pelas imagens para montar um filme meio segundo por vez, enquanto trabalha com rapidez para cumprir os prazos do cineasta. Descrevendo o emprego para a National Public Radio, o editor Walter Murch disse que é "um cruzamento entre um cozinheiro de pratos rápidos e um neurocirurgião" [fonte: Rádio Pública Nacional (em inglês)].

Enquanto a contribuição de um editor de filmes talentoso pode significar a diferença entre um filme de sucesso e um meia boca, uma boa edição é completamente invisível para o público.

Aqui estão alguns dos elementos mais importantes na descrição do trabalho de um editor de filmes:

  • ler o roteiro da filmagem e reunir-se com o diretor para entender a sua visão para o filme;
  • fazer visitas às locações para ter uma noção de como as filmagens estão sendo feitas;
  • ver as cenas, uma vez que as filmagens foram finalizadas, e selecioná-las baseado em sua importância dramática, entretenimento e da contribuição para a continuidade da história. O editor está buscando a melhor combinação de fotografia, performance, consistência e tempo;
  • editar os segmentos da filmagem para que tenham o tempo certo para o filme e montá-los na melhor sequência para contar a história;
  • trabalhar com os editores de efeitos sonoros, editores de som e diretores musicais na trilha sonora, sonorização e sequências que serão adicionadas ao filme;
  • inserir música, diálogos e efeitos de som, utilizando equipamentos de edição;
  • rever o filme editado, fazer correções e montar a versão bruta para que o diretor e os produtores assistam. Esta primeira versão pode levar até três meses para ficar pronta;
  • fazer correções, conforme pedidas pelo diretor e pelos produtores, e preparar a versão final para o lançamento. Isso pode levar mais um mês para ser finalizado.

[fontes: State of California Occupational Guide e Learner]

     

Enquanto os filmes normalmente têm apenas um editor, a moda entre os de grande orçamento é dividir o trabalho entre dois profissionais. Para "A Menina e o Porquinho" (2006), o diretor Gary Winick começou com Susan Littenberg, uma renomada editora de filmes com quem ele já havia trabalhado. Devido ao longa misturar sequências de animação com atores reais, Winick também trouxe Sabrina Plisco, uma editora com experiência em efeitos visuais.

As duas dividiram as cenas, as editaram, e então trocaram e re-editaram as partes uma da outra. Quando a filmagem foi finalizada, elas tinham muito com que trabalhar - 452,2 km de filme. Só que mais do que simplesmente selecionar e montar as cenas para chegar à sequência desejada, tinham o desafio de combinar partes com atores reais com outras de animais que pareciam estar falando (como o porco Wilbur) ou animações, como a aranha Charlotte [fontes: Editors Guild e IMDB (em inglês)].

Um editor precisa de habilidades técnicas e artísticas para montar filmes. Vá para a próxima página para descobrir quais são estas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário