domingo, 20 de dezembro de 2009

Máscaras Estáticas

Cópia (2) de img_o_negativo

Máscaras estão sendo usadas continuamente pela indústria de filmes, para criar efeitos especiais. Um efeito muito comum pode ser facilmente criado usando uma máscara de dupla exposição. Aqui está como esta técnica funciona.

Digamos que o diretor queira criar uma cena assustadora, em que os atores estejam em um lugar grande e plano, enquanto o céu está cheio de nuvens negras e raios cortam o ar. Para criar este efeito, o cameraman pode, primeiro, filmar os atores no lugar plano. No entanto, quando a cena é filmada, um pedaço de papel preto ou fita é usado na lente para que a parte do céu fique oculta e não apareça no filme. A cena é filmada normalmente, mas na câmera o filme aparece somente na metade do quadro. Então, o cameraman volta o filme na câmera, coloca um pedaço de papel preto na lente sobre a parte do filme que já foi gravada e filma as nuvens negras da tempestade, e os raios. Talvez as nuvens sejam filmadas em câmera lenta, para que em velocidade normal pareçam estar se agitando furiosamente no céu.

Aqui estão as etapas:


A cena original: atores em um lugar comum e um dia bonito
nada muito assustador


O céu é mascarado com papel preto, que foi colocado sobre ele na lente da câmera. A parte do céu, no filme, não aparece na primeira cena.


Voltam o filme e o céu cheio de nuvens é filmado com uma máscara colocada sobre a parte do filme, gravada anteriormente


Quando montam o filme, as 2 cenas aparecem como sendo uma

Existem duas variações desta técnica, que são muito comuns:

  • o céu pode não ser real, mas criado por computador;
  • as duas cenas podem ser filmadas, separadamente, e depois levadas até a área de efeitos especiais para que sejam unidas em uma terceira parte do filme, usando uma técnica chamada composição óptica.

    As duas partes são projetadas na terceira, em uma máquina de composição que maneja o filme precisamente, um quadro por vez. Ou, em uma oficina digital, as duas partes são digitalizadas, combinadas quadro a quadro na memória do computador e depois copiadas para a terceira parte do filme, com uma impressora de filmes.

Este tipo de composição é uma das mais antigas técnicas de efeitos especiais usadas na indústria.

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