domingo, 20 de dezembro de 2009

Introdução – Por dentro do filme Crepúsculo

crepusculo1Eles são sexy, perigosos e vivem para sempre – não é à toa que os vampiros sempre despertaram fascinação em meros mortais, graças a lendas, a livros ou a filmes de Hollywood. Para contribuir com o encanto, estão os personagens Drácula, Lestat, Buffy, a caça-vampiros e mais recentemente, os protagonistas das séries de TV “Moonlight” e “True Blood”. O mais recente fenômeno vampiresco da cultura pop é a série de livros “Crepúsculo”, que conta a história de amor entre uma garota adolescente chamada Bella Swan e o lindo vampiro Edward Cullen.

Crepúsculo
Robert Pattinson (esquerda) e Kristen Stewart (direita) estrelam o thriller “Crepúsculo”

“Crepúsculo” ficou 91 semanas na lista de mais vendidos do "New York Times", vendeu 17 milhões de cópias no mundo e gerou centenas de sites de fãs. Agora, com o lançamento de um filme fielmente adaptado, as atenções se voltaram das páginas para a telona. A diretora Catherine Hardwicke ("Aos Treze", "Os Reis de Dogtown"), uma fã de filmes sobre vampiros que foi conquistada pela história de amor obsessivo do livro, teve a difícil tarefa de escolher os atores para interpretar os personagens icônicos de Stephenie Meyer – começando pelo mais importante, o casal principal.

5º livro?

O futuro da saga Crepúsculo ainda é incerto. Após quatro livros já escritos, e três filmes rodados, a escritora Stephenie Meyer levantou dúvidas sobre a chance de continuidade da história.

Encontrar uma atriz adolescente experiente e suficientemente capaz de lidar com Bella era assustador, mas Hardwicke se concentrou em Kristen Stewart após vê-la atuar em “Na Natureza Selvagem”. A diretora fez o teste e a escolheu como a heroína da história. O Edward perfeito foi mais complicado. Nenhum dos menos de 100 atores que ela conheceu (de milhares que enviaram fitas) era certo para o papel. “Eles pareciam ser seu vizinho ou o carinha bonitinho da escola. Edward tinha que ser alguém de outro mundo, alguém especial que não tivéssemos visto antes”, ela explica.
No final das contas, ela convidou cinco rapazes para fazerem o teste com Stewart, e Robert Pattinson (o condenado Cedric Diggory em "Harry Potter e o Cálice de Fogo") foi o mais apropriado e teve a melhor química com a atriz.
Depois de preencher as vagas de coadjuvantes com atores desconhecidos ou semi-conhecidos (incluindo Peter Facinelli, de "Damages", Elizabeth Reaser de "Grey's Anatomy" , e Nikki Reed de seu “Aos Treze”), Hardwicke teve que descobrir como filmar o longa com um orçamento de 37 milhões de dólares, 48 dias de filmagens quase inteiramente em locação, e não cenário, o que significa lidar com um clima muito variável. Adicionar cenas de ação com cordas a essa mistura aumentou o nível de dificuldade. Mas antes da produção começar em Oregon, EUA, o roteiro precisava estar pronto – o que significava atender ao critério estabelecido por Meyer. Ela havia sido prejudicada antes, como explicaremos na próxima página, e não deixaria Hollywood estragar uma coisa boa.

Um comentário:

  1. eu amo crepusculo"!
    adoro todos os personagens,mais o meu prefirido é o Edward Cullen ele é lindo,marvilhoso d++++++++
    te amo ED vc é tudo para mim!!!!!!!
    I love you!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir