domingo, 20 de dezembro de 2009

Nenhum trabalho é pequeno demais

Cópia (2) de img_o_negativoVocê pode fechar os olhos e se ver como um respeitado diretor de cinema. Você está agradecendo muitas pessoas por ajudá-lo a conquistar a estátua reluzente em suas mãos. Mas quando abre os olhos, tudo o que você tem nas mãos é um portfolio eletrônico e seu aluguel acabou de vencer.

Apesar do seu objetivo ser a direção, você provavelmente deverá aceitar outros empregos pelo caminho para montar seu portfolio e pagar suas contas. Você pode exercer sua profissão com muitos tipos de direção, ou até mesmo escrevendo roteiros, atuando ou produzindo.

Talvez uma banda local precise de um vídeo musical ou uma loja de decoração queira ter uma propaganda na TV ou rádio locais. Talvez a sua emissora de TV à cabo precise de um diretor para um documentário. Ou talvez você queira tentar a sorte dirigindo filmes independentes e os inscrevendo em competições.

Você não estará sozinho se não conseguir seguir direto para a direção de filmes. Considere estes exemplos:

  • Sydney Pollack estudou e deu aulas de atuação, além de ter atuado na Broadway antes de dirigir programas de TV;
  • Tim Burton estudou animação e trabalhou em filmes animados para a Disney. Ele fez um curta de animação que foi considerado impróprio para crianças, mas que convenceu Paul Rubens a escolhê-lo como diretor de "As Grandes Aventuras de Pee-wee" (1985);
  • Martha Coolidge trabalhou em um programa de TV para crianças, fez alguns documentários e dirigiu uma mini-série para a TV;
  • John Singleton dirigiu vídeos musicais, incluindo “Remember that Time”, de Michael Jackson;
  • Steven Spielberg dirigiu episódios de alguns programas e alguns filmes para a televisão, incluindo “Encurralado” (1971), filme que atraiu a atenção de George Lucas e Francis Ford Coppola.

E uma vez que você consiga entrar no ramo de direção, provavelmente ainda terá que fazer alguns trabalhos como assistente de direção. Francis Ford Coppola, por exemplo, trabalhou como sonoplasta, diretor de diálogos e roteirista antes de se tornar conhecido como diretor [fonte: Internet Movie Database (em inglês)].

Mesmo sendo uma competição dura, existem muitos trabalhos na área de direção de filmes. Você pode encontrar seu espaço em documentários, filmes para a TV aberta ou à cabo em vez de filmes de estúdio. Ou talvez, com formação, experiência, uma rede de contatos e persistência, algum dia você terá um ou dois Oscars reluzindo na sua prateleira.

Para obter mais informações sobre diretores de cinema e assuntos relacionados, confira os links na página a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário